Ya'akov Torres



Thiago Sabino Torres (Ya'akov Torres) nasceu em São Bernardo do Campo (ABC Paulista), no dia 1° de outrubro de 1990. Desde muito novo já mostrava facilidade em desenhar e colorir. No entanto, só começou a mexer com arte aos 11 anos, quando começou um curso de acrílica e óleo sobre tela, devido a forte influência de sua mãe Maria da Penha, artesã e artista-plástica.

"Onde eu realmente aprendi a mexer com as cores, e a manusear um pincél foi nesse curso de óleo sobre tela."


Prosseguiu com o curso durante 3 anos. No ensino médio conheceu Ana Maria Nascimento, professora de artes, com a qual pode estudar a história da arte, renomados artistas como Alfredo Volpi, Piet Mondrian, Luís Sacilotto e etc., e pode também estudar novas técnicas, o que abriu sua mente para mais estilos de pintura, além da acadêmica;

Em paralelo com o lado "erudito" da arte, sempre foi apaixonado pela arte de rua, conheceu a fundo o graffiti em 2002, por intermédio de colegas de classe. Quando então, começou a comprar revistas e escolher influências, como Does, Binho, Fisek, Nunca, Nina, Gêmeos, Dninja, entre outros.

"Me lembro até hoje, o dia em que o muleque mais atentado da sala, me pediu pra escrever o nome dele 'grafitado', mas eu nem sabia o que era isso... (risos)"





Quadro de Yakov, com sua antiga assinatura xPOMBOx, já com influência dos artistas Nunca e Nina.


Yakov já pixou, costumava usar a assinatura xPOMBOx. Tempo depois se interessou por stencil e constumava lançar um gorila (à dir.). que era a marca de sua crew MSC (Mendingo Skate Crew).



"Não custumava pichar direto, mas a sensação e a adrenalina, não tem coisa melhor do que isso... (risos)"




Após o termino do ensino médio, cursou design gráfico impresso no Senac Consolação, onde aprendeu a manusear Adobe illustrator, photoshop e indesign CS3. E também não deixou de fazer sua artes nos mac's do senac.

"É muito bom mexer e criar com os programas, até porque facilita a vida. Mas nada melhor que papel e lápis pra fazer uma criação."




"Esses dois desenhos, eu fiz primeiro no papel, depois passei pro pc, então vetorizei, depois dei volume com o photoshop."




Os últimos trabalhos do artista são grafites, desenhos, psicodelias. As cores dos trabalhos são fortes e chamativas, sob influência dos Gemeos, Nunca, El H3mp, e outros artistas.


"Esse foi um dos primeiros grafites que fiz depois que comecei a usar a assinatura Ya'akov."










Desenho feito na caixa de papelão improvisada, para proteger seu Sketchbook. Feito com canetinha hidrocor, caneta esfereográfica, ponta porosa e branquinho.

Contatos/ Informaçôes:

http://yaakovtorres.blogspot.com/

E-mail/ Msn/ Orkut:

yaakov.torres@gmail.com

Agradecimentos:
Valeu Victor pelo espaço, pela parceria, e pelos rolés. Nadja muito obrigado pelo incentivo de cada dia. Amo você!

3 comentários:

  1. Tiago.

    Creio que futuramente olharemos para trás e Pensaremos que "aquele que sonha, trabalha e planeja com amor o que faz,sempre alcança os objetivos.Eu que agradeço por você participar desse projeto e acreditar que o vivarte não é apenas uma brincadeira e sim uma ferramenta de expressão,cultura e o verdadeiro amor arte.

    Victor Souza.

    ResponderExcluir
  2. Demorooo mlk!
    nóis que tá, parceria desde já!
    Abraaaaz

    bjos xD

    ResponderExcluir
  3. Thi
    Para contrastar com a realidade das ruas, vamos deixá-las mais coloridas e mais bonitas...
    Amo vc, quem vc é e oque vc faz!
    Ah! Um abraço Victor!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.Obrigado!